Newsletter

As dores nas costas podem ter diversas causas. Muitas vezes elas aparecem após carregarmos muito peso, em outros casos, surgem do nada, quando menos esperamos. O que poucas pessoas desconfiam de imediato é que a dor na coluna pode ser um sinal da hérnia de disco.

Para compreendermos do que se trata e quais os sintomas da hérnia de disco, é necessário que entendamos o significado da expressão:

Hérnia: Uma “hérnia” se refere a um fluido ou massa circunscrita formada por algum órgão que saiu de seu local de origem de forma natural ou acidental.

Disco: Já a palavra “disco” se refere aos discos intervertebrais, que ficam localizados na coluna.

O disco invertebral é uma estrutura cartilaginosa que possui um núcleo pulposo. Quando a “casca” desse disco é danificada, o núcleo perde seu formato original e sai por essas aberturas. A esse acontecimento damos o nome de Hérnia de Disco.

De forma geral, a doença pode se manifestar a partir de dores que variam de leves a intensas. A localização dessa dor varia de acordo com o tipo de hérnia:

  • No caso da hérnia de disco cervical, a região afetada é a do pescoço;
  • No caso da hérnia de disco lombar, as dores costumam aparecer na parte mais baixa das costas e comprometem bastante a mobilidade dos pacientes.

Além disso, se a hérnia comprime a medula ou raízes nervosas essas dores podem irradiar para os membros e podem causar formigamento ou fraqueza:

  • No caso da hérnia de disco cervical, as dores irradiam para os braços;
  • No caso da hérnia de disco lombar, as dores irradiam para as pernas.

Os sintomas da Hérnia de Disco

sinal de alerta emitido pelo corpo.

Para o diagnóstico, o médico também analisa o quadro clínico do paciente e seu histórico pessoal. Alguns fatores importantes são considerados nessa hora, são eles:

  • Esforço físico inadequado;
  • Obesidade;
  • Envelhecimento.

Separamos abaixo alguns dos principais sintomas da hérnia discal

  1. Dor nas costas que dura três meses ou mais;
  2. Dor nas costas intermitente;
  3. Dificuldade de ficar sentado com a coluna ereta;
  4. Fraqueza nas pernas;
  5. Formigamento, dor e dormência nos braços e pernas;
  6. Dificuldade de ficar na ponta dos pés;
  7. Dificuldade de segurar a urina;
  8. Dificuldade de executar tarefas rotineiras;
  9. Dores de cabeça que irradiam pela coluna, especialmente na nuca;
  10. Dificuldade de se locomover ou levantar objetos.

Quando procurar ajuda médica?

O ideal é procurar um médico quando a dor nas costas não passar naturalmente em poucos dias ou quando não há uma causa definida para a dor.

Além disso, é aconselhável que o paciente preste atenção nos sintomas quando a dor na lombar ou no pescoço irradiar para outras partes do corpo, causando formigamento ou fraqueza.

Entre as possíveis complicações da hérnia de disco estão:

  • Dor crônica nas costas;
  • Perda de movimentos ou de sensibilidade nos pés e nas pernas;
  • Perda de funcionalidade da bexiga e dos intestinos;
  • Lesão permanente na medula.

As duas últimas complicações são bastante raras e acometem pacientes que não procuram ajuda médica.

Procurando ajuda médica

Alguns especialistas podem diagnosticar a hérnia de disco. No entanto, consultar-se com um médico ortopedista especialista em coluna é o ideal para garantir maior assertividade no diagnóstico e tratamento.

O primeiro tratamento para combater os sintomas da hérnia de disco é o repouso e uso de medicamentos analgésicos. Depois, é recomendada a fisioterapia. A maior parte dos pacientes que seguem esses tratamentos se recupera em questão de semanas.

Algumas pessoas, porém, irão precisar de tratamento mais invasivo, que pode incluir injeções de esteroides, radiofrequência pulsada e intervenção cirúrgica.

Se você apresenta algum desses sintomas, agende sua visita a um médico especialista! A hérnia de disco tem solução quando tratada adequadamente.

Compartilhar: