Newsletter

Os tratamentos para a hérnia de disco podem chegar à cura, quando realizados de forma correta. Entenda mais sobre o assunto.

Na maior parte das vezes, as dores nas costas não são sintomas de doença alguma. Elas podem aparecer devido ao desgaste excessivo causado pelo levantamento de peso e prática inadequada de atividades físicas, bem como pela permanência em uma mesma posição por longos períodos.

Estima-se que quase toda pessoa irá manifestar pelo menos um episódio de dor na coluna ao longo da vida (na verdade, 80% das pessoas). Apesar disso, em alguns casos, as dores podem sim ser um problema mais complexo, como é o caso da hérnia de disco.

Essa doença ocorre quando o núcleo gelatinoso dos discos intervertebrais (núcleo pulposo) se desloca por uma abertura da “casca” do disco (ânulo fibroso)

As causas são variadas, podemos citar algumas que estão entre os principais disparadores da hérnia, que pode vir a ser cervical ou lombar.

  • Envelhecimento;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Hábito de carregar peso de forma inadequada.

Alguns pacientes não manifestam sintomas, enquanto outros apresentam dores que variam de leves a bastante intensas, além de dormência ou fraqueza nos braços e pernas (a depender da localização da hérnia). Diante disso, é preciso buscar o tratamento adequado para cada caso.

Nesse artigo, traremos informações sobre os principais tratamentos para hérnia de disco. Lembrando que em mais de 70% dos casos, o tratamento é clínico, podendo ser realizado através de:

  • Fisioterapia;
  • Reabilitação física;
  • Uso de analgésicos.

Mas, afinal, a hérnia de disco tem cura?

O tratamento para hérnia de disco, quando realizado de forma adequada, resulta na melhora completa do paciente.

Apenas uma pequena parcela das pessoas afetadas pela doença continua a sentir dores após acompanhamento médico. Veja abaixo alguns tratamentos possíveis para a hérnia discal.

Tratamento não cirúrgico

Geralmente o tratamento para hérnia de disco é pouco invasivo e focado no alívio das dores. As indicações médicas geralmente são:

Repouso

Uso de analgésicos e anti-inflamatórios

Os remédios para dor são boas opções para aliviar o sofrimento do paciente. Por outro lado, é preciso cuidado pois, sem dor, o paciente costuma “abusar” mais da coluna, forçando novamente a hérnia e causando regressão do tratamento.

Fisioterapia

A fisioterapia para a coluna é feita por meio de exercícios específicos que ajudam a fortalecer os músculos das costas e do abdômen. A fisio também é importante para corrigir postura do paciente e evitar que novos episódios de hérnia de disco ou outros problemas na coluna aconteçam.

Injeção epidural de esteroides

Injeções de cortisona no espaço ao redor do nervo afetado pela hérnia podem aliviar as dores por algum período de tempo, enquanto o próprio corpo do paciente lida com a inflamação.

Tratamento Cirúrgico

Apenas uma pequena taxa dos pacientes com hérnia de disco precisam de cirurgia. A operação costuma ser recomendada quando o tratamento medicamentoso e a fisioterapia não eliminam as dores do paciente.

Também são indicadas quando o paciente apresenta:

Também são indicadas quando o paciente apresenta:

  1. Fraqueza Muscular;
  2. Dificuldade de Andar;
  3. Perda do controle de braços e pernas;
  4. Perda do controle da urina ou das fezes.

A operação é pouco invasiva e tem o objetivo de remover o pedaço do disco que está comprimindo o nervo e causando dores no paciente. Em situações de verdadeira exceção são necessárias intervenções cirúrgicas maiores, com o uso de parafusos e outros implantes.

Outra opção é a cirurgia de descompressão cujo objetivo é ampliar o canal espinhal para aliviar a compressão na medula espinhal e os sintomas de fraqueza e formigamento, decorrentes da hérnia de disco.

A recuperação dos procedimentos cirúrgicos é rápida e consiste em fisioterapia que começa após cerca de 2 semanas da cirurgia. Progressivamente são introduzidas caminhadas leves de 30 minutos por dia e alguns exercícios que ajudam a restaurar a força e flexibilidade nas costas e pernas.

E então, o que achou deste artigo? Lembre-se que o tratamento da hérnia de disco normalmente é multidisciplinar e envolve ortopedistas, enfermeiros e fisioterapeutas!Procure ajuda médica o quanto antes ao perceber as dores nas costas que duram mais de três meses.

Uma boa ideia é investir nos hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios adequada. Dessa forma, evita-se a sobrecarga na coluna e os discos intervertebrais permanecem conservados.

Compartilhar: