Newsletter

Dores nas costas, principalmente as crônicas, têm a ver com a coluna vertebral. Por ser a base que estrutura todo o corpo, é uma área de intensa movimentação e impacto. Isso pode levar a diversas condições, dentre elas duas que causam muito incômodo, ainda mais se associadas: a hérnia de disco e a inflamação do nervo ciático.

A coluna vertebral é composta por vértebras por onde passam a medula espinhal e as raízes nervosas. São essas raízes que formam o nervo ciático. Entre as vértebras ficam os discos intervertebrais, que funcionam como amortecedores nos movimentos da coluna. É nessa área que a hérnia de disco pode causar compressão e inflamação das raízes que formam o nervo ciático.

Para entender melhor como ocorre essa interferência, é preciso compreender sobre a hérnia de disco, como ela se dá, os sintomas e fatores de risco, tal qual entender qual a função do nervo ciático e como acontece sua inflamação.

Tudo sobre a inflamação do nervo ciático

Hérnia de Disco – Saiba quais são os tipos de hérnia de disco

Hérnia de disco é a lesão que ocorre em um disco intervertebral, provocando consequências na movimentação da coluna e um processo inflamatório agudo que atinge as raízes nervosas que passam pela vértebra prejudicada.

Ela acontece quando o disco intervertebral sai parcial ou completamente da sua posição. Isso faz com que ocorra uma fissura no disco possibilitando o escape do líquido gelatinoso que se encontra no seu núcleo, causando o achatamento do disco.

Existem dois tipos mais comuns desta condição, a hérnia de disco cervical e a lombar. A hérnia de disco cervical pode atingir tanto o nervo quanto a medula espinhal na região cervical da coluna. Já a hérnia de disco lombar atua na região lombar da coluna, causando efeitos similares na área.

Sintomas

O sintoma típico da hérnia de disco é a dor nas costas, principalmente durante movimentações, variando a região conforme o tipo de hérnia. Na hérnia de disco cervical as dores aparecem nos braços, ombros, pescoço e parte superior das costas. O paciente ainda pode apresentar formigamento nas mãos e braços.

Já na hérnia de disco lombar, o foco principal da dor é nas pernas, no local onde fica a raiz do nervo afetado pela hérnia. Em casos mais graves, as dores podem se alastrar para as nádegas e região lombar das costas, além de provocar a perda de força nos músculos afetados.

Fatores de risco

Por ser um processo degenerativo, a hérnia de disco costuma aparecer entre a terceira e quinta década de vida do paciente. Existem alguns fatores de risco e causas que podem acelerar ou mesmo provocar o surgimento da hérnia de disco.

Uma das principais causas da hérnia de disco é o envelhecimento natural, pois, com o avanço da idade, os discos intervertebrais vão se desgastando, aumentando as chances do aparecimento de uma hérnia. Pouca atividade física também é um fator de risco, por não haver o fortalecimento dos músculos das costas que ajudam na sustentação da coluna.

Realizar atividades que causem uma sobrecarga na coluna, como carregar peso, também atua como causa. Há certa
predisposição genética para o aparecimento de hérnias de disco, portanto busque saber se há histórico familiar da condição.

Além dos fatores de risco, a própria hérnia de disco pode acarretar em outros problemas para a saúde do paciente, sendo a inflamação do nervo ciático um dos mais comuns.

Qual a relação entre inflamação do nervo ciático e hérnia de disco lombar?

O que é o ciático?

O nervo ciático é o maior nervo de todo o corpo humano. Ele começa no quadril e desce pela parte de trás das duas pernas até atingir a ponta do dedão do pé. O nervo ciático é o principal responsável pela inervação motora e sensitiva dos membros inferiores. É ele, junto com outro nervo (nervo femoral), que comanda as articulações do quadril, joelhos, tornozelos, músculos das pernas e pés.

Entenda quais as causas de dor e inflamação no nervo ciático

A dor no nervo ciático é causada pela compressão das raízes nervosas que saem do final da região da coluna lombar. Por esse motivo, a principal causa da inflamação e consequente dor no nervo ciático é a hérnia de disco lombar.

Quando há a hérnia na região lombar das costas, o nervo ciático é pressionado ou pinçado, causando a inflamação e provocando as dores. Por conta disso, todas as causas do surgimento de hérnia de disco são também possíveis causas de inflamação do nervo ciático.

Às vezes, o nervo ciático pode estar inflamado por outras razões, como na síndrome do músculo piriforme, onde o nervo fica inflamado porque é pressionado pelo músculo na altura do quadril. No entanto, a síndrome do piriforme é muito menos frequente do que a hérnia de disco. Para fazer o diagnóstico, é fundamental procurar seu médico.

É possível prevenir a dor ciática?

A melhor forma de prevenir a dor ciática é evitar a formação de uma hérnia de disco lombar. Nesse sentido, pode se dizer que a melhor prevenção à inflamação do nervo ciático é a prática de exercícios físicos que movimentam a coluna, principalmente alongamentos e exercícios de reforço muscular.

Evitar o tabagismo, obesidade, sedentarismo e o hábito de carregar peso exageradamente, sem o preparo adequado para a coluna, também são boas formas de prevenir o aparecimento da dor no nervo ciático. Em suma, levar um estilo de vida saudável com exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis ajuda muito nessa prevenção.

Como tratar o nervo ciático inflamado?

No caso do paciente que já possui o nervo ciático inflamado, o tratamento visa amenizar a dor e estabilizar o quadro. No caso de crises de dor aguda, o uso de medicamentos analgésicos anti-inflamatórios são importantes recursos contra a dor. Mas, de toda forma, é fundamental consultar um médico especialista, a fim de saber quais as medicações adequadas.

Atividades físicas, bem com fisioterapiareeducação postural e perda de peso são medidas essenciais para promover a descompressão do nervo e prevenir crises. Em casos extremos, a cirurgia pode ser indicada, mas somente após avaliação do médico especialista.

Qual o melhor tratamento para hérnia de disco lombar?

O tratamento da hérnia de disco é geralmente pouco invasivo, focado na diminuição da dor do paciente. Uso de analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da dor são muito indicados. A fisioterapia é indicada para fortalecer os músculos das costas e abdômen, além de corrigir a postura do paciente.

Em casos de dor extrema, fazer períodos de repouso total pode ajudar. A atividade física sob acompanhamento médico também é um bom método de tratamento. Em pequena parcela dos pacientes, o tratamento medicamentoso e com fisioterapia pode não diminuir a dor. Nesses casos, é indicada a cirurgia.

É importante ressaltar que a dor e inflamação do nervo ciático são, na maioria dos casos, uma consequência da hérnia de disco lombar. Por isso, a linha de prevenção que vale para um, vale para outro: levar um estilo de vida saudável com atividade física regular é a chave para evitar a hérnia de disco e a dor no ciático.

Compartilhar: