- Dor muscular;
- Carregar peso excessivo;
- Fazer exercícios de forma inapropriada;
- Bater ou lesionar as costas.
O que poucas pessoas sabem, porém, é que as dores nas costas podem indicar um problema mais grave, como a hérnia de disco.
A hérnia discal acontece quando os discos intervertebrais, que ficam entre as vértebras da coluna, se desgastam ou saem da posição normal, muitas vezes comprimindo as raízes nervosas da região da medula.
Esse problema pode ser causado pelo envelhecimento natural do corpo, pela execução de exercícios repetitivos de forma inadequada e também devido a uma predisposição genética, e pode causar dores que variam de leves a muito intensas.
O tratamento pode variar bastante, podendo ser medicamentoso e também cirúrgico.
Neste artigo, traremos as principais informações sobre a cirurgia para a hérnia de disco. Quando ela é indicada, como é feita e como é a recuperação. Boa leitura!
Tratamentos para a hérnia de disco
Geralmente, a maior parte dos casos de hérnia de disco podem ser resolvidos com:
- Repouso;
- Fisioterapia;
- Medicamentos analgésicos;
- Antiinflamatórios para alívio das dores.
Em outros casos, a cirurgia acaba sendo a melhor opção.
Quando é recomendada a cirurgia para hérnia de disco?
A cirurgia só é feita quando os outros tratamentos não surtiram efeito de preferência após 6 semanas de tentativas. Além disso, pacientes com os sintomas abaixo devem considerar o procedimento cirúrgico:
- Fraqueza;
- Dores intensas após tratamento medicamentoso e repouso;
- Perda de movimentos nas pernas e pés;
- Perda de funções intestinais e urinárias.
O tratamento cirúrgico é muito seguro e costuma ser eficiente na solução dos casos mais complicados de hérnia de disco.
O procedimento pode ser realizado de duas formas, da forma tradicional ou da forma minimamente invasiva. Tudo vai depender da análise feita pelo médico sobre a gravidade da hérnia de disco.
Quais são as cirurgias disponíveis?
Cirurgia de Hérnia de Disco Tradicional
O procedimento é realizado através de um corte na região da coluna (região afetada). É aplicada a anestesia geral e durante a cirurgia, o médico consegue remover parte do disco intervertebral que está prejudicado.
O tempo de cirurgia varia de acordo com a gravidade do dano ao disco e região da coluna atingida, mas dura em média 1 hora.
Laminectomia ou Laminotomia
São pequenas “janelas” em que um pouco do osso que cobre os nervos é retirado. O médico realiza o mesmo procedimento de remoção da hérnia.
Cirurgias minimamente invasivas
Esses procedimentos minimamente invasivos podem ser feitos de diversas formas. Em todos os casos, o tempo de cirurgia costuma ser menor e são realizadas poucas incisões no corpo do paciente. Isso diminui significativamente o risco de infecções e torna o pós-operatório menos doloroso.
Microcirurgia
Consiste em um procedimento feito através de um microscópio cirúrgico. Seu objetivo é remover a parte do disco danificada e liberar os nervos que estão comprimidos.
As incisões pequenas são precisas, reduzem o sangramento e favorecem a recuperação rápida e por isso são a primeira opção dos tratamentos minimamente invasivos para hérnia de disco.
Cirurgia endoscópica
Nesse procedimento, utilizam-se câmeras inseridas na região da coluna. Um micro bisturi realiza a remoção do disco através de um furo na pele do paciente.
Essa cirurgia exige apenas anestesia local e sedação, e muitas vezes é concluída em menos de uma hora.
Em muitos casos, o médico utiliza um aparelho de radiofrequência para a retirada da hérnia discal.
Rizotomias de radiofrequência
Para a realização desse procedimento, o médico insere pequenas agulhas na região em que o paciente apresenta dor e cauteriza os nervos que se localizam nas articulações da coluna.
Simples e seguras, em alguns casos as rizotomias podem trazer grande alívio para as dores do paciente e, nesses casos, não é preciso a retirada do disco danificado.
Como é a recuperação do paciente?
O tempo total de internação do paciente que realiza cirurgia de hérnia de disco varia entre 1 a 3 dias. Tudo depende do seu quadro clínico e do tipo do procedimento que foi realizado.
Para uma boa recuperação, é preciso fazer algumas sessões de fisioterapia após a cirurgia. Dessa forma, o paciente recupera os movimentos mais rapidamente e fortalece a região atingida, evitando a recorrência da hérnia.
Para voltar a praticar atividades mais intensas, sugere-se que o paciente espere cerca de um mês e meio após a cirurgia.
E então, o que achou deste conteúdo? Continue acompanhando nossos artigos para mais informações sobre a cirurgia de hérnia de disco.
Principais Sintomas da Hérnia de Disco
Os sintomas da hérnia de disco costumam aparecer anos antes do paciente ser diagnosticado. Entenda mais acessando este artigo.
ler maisPrincipais causas da Hérnia de Disco
As dores e desconfortos causados pela hérnia de disco podem ser bastante intensos.Continue lendo este artigo para sanar suas principais dúvidas.
ler maisO que é a Escoliose Idiopática do Adolescente
Escoliose é o termo usado para designar curvaturas laterais na coluna vertebral. Se você notar esses sinais no seu filho, é bom ficar atento. Clique aqui para saber mais.
ler mais