Newsletter

Embora escoliose não seja um termo desconhecido do público em geral, os detalhes que envolvem essa deformidade na coluna vertebral ainda causam uma série de dúvidas tanto nos pacientes quanto em seus responsáveis.

Afinal, como diagnosticar e tratar escoliose? Qual é o médico mais indicado para acompanhar o problema?

Antes de buscar ajuda especializada, é importante entender bem quais profissionais atuam nesse problema e, principalmente, a que pontos você deve estar atento na hora de marcar a consulta. Saiba mais!

O que é escoliose e quais são seus sintomas?

O especialista em coluna — seja ele neurocirurgião ou ortopedista — é o médico mais adequado para prescrever tratamentos para escoliose. Não é incomum que o diagnóstico seja feito por um clínico geral, que faz o encaminhamento para o ortopedista para que ele possa prosseguir com o tratamento.

Em geral, o especialista em coluna atua com uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, educadores físicos e psicólogos.

Na hora de escolher o médico ideal para tratar escoliose, é importante levar em consideração alguns pontos:

  • Qualificações do profissional: cheque se o médico que você está considerando consultar para tratar escoliose é especialista em coluna vertebral e possui experiência na atenção a pacientes com esse problema. Uma maneira de checar essa informação é no site da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC. Busque sempre aqueles que são referência na área, como os que atuam em hospitais de renome, lecionam em universidades de prestígio e têm uma sólida formação. A plataforma lattes é um bom local para verificar o currículo.
  • Infraestrutura da clínica: verifique se o espaço em que o médico atua possui equipamentos de qualidade e estrutura completa para receber os pacientes com conforto e segurança;
  • Reputação: busque no site oficial e nas redes sociais do profissional depoimentos de pacientes que já se consultaram com ele e que possam oferecer referências sobre a atuação do especialista.

Como você pode ver, é fundamental buscar a opinião de um especialista em coluna na hora de tratar escoliose.

Compartilhar: